sábado, 17 de março de 2012

Amp de Guitarra ou Monitor (Caixa Ativa)?

Parece consenso que simuladores de amps funcionariam melhor em caixas ativas. Mas será verdade? Quais os prós e contras desta troca?

Divido minha experiência. Meu último amp foi um Stagg GA60, transistorizado, com falante de 12" e send/return. Na época da X3 nunca ficava satisfeito com o timbre com a pedaleira plugada no return. Sobravam frequências e a eq extra oferece pouquíssimas opções. Acabava usando no input mesmo. Então, lutava para deixar o preamp do Stagg "o mais flat possível". Obviamente, tirei ótimos timbres, mas não fiquei satisfeito.

Com a HD o uso no return ficou mais interessante, mas como a pedaleira gerencia todas as saídas de forma idêntica, não poderia usar "combo return" nas saídas P10 e "Studio" nas XLR...

Enfim, decidi tentar a caixa ativa. Pesquisei bem e achei na CSR um custo benefício interessante. Tive medo de seu falante de 10" não dar conta do recado. Ledo engano. O controle grave sempre fica em flat, mais que isso dá grave até demais...

Aliás, comprar uma caixa ativa não significa ter um equipo "totalmente flat". Outros fatores, como sua posição  em relação à mesma podem também alterar a percepção das frequências. Mais ainda vale a pena. Timbrar com fone de ouvido, no meu micro-system, na própria CSR sem precisar de reajustar a cada mudança de ambiente é maravilhoso!

Obviamente precisei entender sobre as características timbrísticas de cada equipo. A CSR tem um som mais "scooped", com mais graves e um brilho a mais que o micro-system, que se destaca nos médios. No fone, predominam os médios-agudos. Legal foi aprender a deixar a eq da CSR com o grave no meio, agudo no talo e volume master no meio. Ah, esta configuração só fica legal se o master da CSR estiver no meio. Mais ou menos volume demandam novos ajustes. Aliás, esta é uma dica essencial: Busque padrões. Fuçar em cada potenciômetro do eq é muito importante para entendê-los, mas é necessário organizar esta informação na cabeça. Lembrar, em cada opção, suas configurações mais interessantes. Não é fácil, mas vale muito a pena. Atualmente, timbro em um, toco no outro sem qualquer ajuste adicional.

Uma última dica: Em todas as opções uso a saída de fones da HD para entradas tipo RCA estéreo. A entrada de microfone da CSR "entubava" um pouco o som. A entrada de linha é mais flat...

Mas afinal, e se você quiser comprar um amp valvulado e plugar a pedaleira no return? Lembre-se: Você precisará de ótimos falantes e de microfoná-lo sempre que tocar. Não adianta você ouvir o timbre dos sonhos se isto não for passado à platéia, correto?

Grande abraço e fique ligado para novas publicações.

Enfim,

9 comentários:

  1. Grande abraço, amigo! Fico feliz que esta solução tenha funcionado para você, como funciona para mim!

    ResponderExcluir
  2. Eae cara blz?
    To pensando em comprar um Behringuer Eurolive, e ouvi falar sobre o sistema FRFR que deixa o real flat na caixa ativa...
    Eu sofro muito com isso de flat, pois , uso a hd500 no input do meu BugeraV22 oque colore muito o som, então vendi o Bugera e to querendo algo realmente FLAT, essas caixas da Behringuer são legais? e como posso regular elas para que fiquem flat, ou igual ao som que escuto nos fones de ouvidos?

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Leonardo, nunca toquei nesta série, embora saiba que a Behringer se destaque positivamente em sistemas de som assim.

      Excluir
    2. Leonardo, você conseguiu deixar o som da sua caixa igual o fone de ouvido?

      Excluir
  3. Fala amigão blz, kara comprei a caixa mais o resultado pra mim não foi satisfatório, será que vc poderia me dar uma ajudinha, como vc configurou a pod para para acixa ativa, tipo mix , cadeia de sinais,onde conectou na pod , volume essas coisas, por possa ser que eu naum esteja conseguindo configurar a pod, o som parece de zoom 505, vlw brother espero que me ajude fique na paz.

    ResponderExcluir
  4. Fala Alex, não sei quantas vezes já li este tópico e fiz pesquisas sobre este assunto. Bom, ainda utiliza tal equipamento? Pois sempre que leio este tópico me encho de animo para comprar a caixa CSR, mas é só fazer uma outra pesquisa qualquer que vejo muitas pessoas criticarem e dizerem que os falantes da CSR não prestam e depois de um tempo a qualidade do som cai muito. Procede isso? Valew demais.

    ResponderExcluir
  5. Não é tão simples assim ! Olha o vídeo que eu achei no fórum da Gibson:

    https://www.youtube.com/watch?v=MBkJJYHWBsI

    ResponderExcluir
  6. Alex, bom dia.

    Já vi seu vídeo explicativo, já pesquisei na net, li diversos posts e artigos a respeito, mas ainda tenho dúvida.

    O negócio é o seguinte.

    Estou me desfazendo de pedais e amplificador para investir em uma RP1000 da Digitech e em um amplificador valvulado. Mas, lendo o manual da RP1000 eu me deparei com a opção de ligação em caixas ativas. Comecei a pesquisar e caíno seu vídeo. Mas tenho dúvidas e gostaria do seu comentário.

    Usarei a pedaleira e a (as) caixa (s) para gravação dentro do meu apartamento. Inicialmente não a usarei para apresentações fora do apê. Você me indica a caixa ativa? Ficaria legal na RP1000?

    Grato pela atenção,

    André Coelho

    ResponderExcluir
  7. Alex, achei muito boa a sua ideia de ligar a pedaleira nas entradas rca. Fiz isso no meu amp (liguei no aux in) e o som melhorou muito, mas fiquei com medo de danificar o amp. Você sabe se esse tipo de ligação pode ser prejudicial?

    ResponderExcluir